ÍCONES DO DESIGN – RAY E CHARLES EAMES

POR

Olá pessoal, na semana passada compartilhei com vocês o estilo industrial, hoje vou falar do casal que revolucionou o desenho do mobiliário contemporâneo, Ray e Charles Eames.

Ele, arquiteto e designer industrial; ela, designer, artista e cineasta. Se conheceram na Cranbrook Academia de Artes e foi paixão à primeira vista. Juntos formaram uma dupla nas artes e na vida. A sinergia dos dois foi tão intensa que resultou em uma união criativa e expressiva e logo suas peças viraram símbolo do American Dream e a vontade por ser moderno.

Uma das principais características dos projetos do casal Eames foi a busca por baixos custos e pela democratização das peças que produziam. Merecem destaque a Plywood Series (1946) – série de cadeiras de madeira que se destacaram pelo conforto devido ao uso do material contraplacado – e a Plastic Series (1948) – série de cadeiras apresentada na Low-Cost Furniture Design Competion e que possibilitou a fabricação em série dos primeiros móveis de design de plástico.

A Plywood rendeu o reconhecimento de melhor design do século 20 pela revista Time, enquanto que outro projeto, a poltrona Eames Lounge Chair (1956), integra a coleção permanente do MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Quando observamos os registros de Charles e Ray, uma das mensagens que fica claro é o quanto eles se divertiam trabalhando. A dupla foi pioneira na filosofia hoje praticada pelo Google, Facebook e outras empresas, onde um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis é possível chegar a soluções e produtos criativos e inovadores. Além de recomendar que as pessoas levassem seus prazeres a sério, Charles Eames também costumava dizer que se sentia culpado pelo fato das pessoas não se divertirem tanto fazendo o trabalho delas quanto ele se divertia fazendo o seu.

Para quem é aficionado por design assim como eu, separei um vídeo que contaa mais sobre a trajetórias destes dois mestres do design.

Escrito por Adelino Marinho Neto é arquiteto, urbanista e professor de estilo, composição e tendencias do curso de Design de Interiores do Centro Europeu.